O Livro Dos Mortos Do Antigo Egito 35.epub
O Livro dos Mortos do Antigo Egito
O Livro dos Mortos do Antigo Egito é um antigo texto funerário egípcio geralmente escrito em papiro e usado desde o início do Império Novo (cerca de 1550 a.C. a 50 a.C.). O nome egípcio original para o texto, transliterado rw nw prt m hrw, é traduzido como Livro do Surgimento do Dia. O texto é composto de uma combinação de orações, feitiços e discursos que os antigos egípcios enterravam com seus mortos, com o objetivo de ajudar os falecidos em sua "jornada" para a vida após a morte.
O Livro Dos Mortos Do Antigo Egito 35.epub
O Livro dos Mortos data da época do Império Novo, período da história do Antigo Egito que se inicia por volta de 1580 a.C. e termina em 1160 a.C.. No entanto, a obra recolhe textos mais antigos - do Livro das Pirâmides (Império Antigo) e do Livro dos Sarcófagos (Império Médio). O texto foi escrito em diferentes épocas e lugares, e não há uma versão padrão ou definitiva. Cada exemplar era personalizado de acordo com as preferências e posses do falecido ou de seus familiares.
Uma das características mais notáveis do Livro dos Mortos é o uso de ilustrações, conhecidas como vinhetas, que acompanham os textos. Essas imagens representam cenas da vida após a morte, como o julgamento do coração, a viagem pelo submundo, a adoração aos deuses e a ressurreição no campo das juncas. As vinhetas eram pintadas com cores vivas e detalhes simbólicos, e podiam variar em tamanho e qualidade conforme o papiro.
Um dos exemplares mais famosos e completos do Livro dos Mortos é o Papiro de Ani, um antigo escriba egípcio que viveu por volta de 1250 a.C.. O papiro mede cerca de 24 metros de comprimento e contém 78 feitiços e 37 vinhetas. O papiro foi descoberto em 1888 pelo egiptólogo E. A. Wallis Budge, que o traduziu e publicou em inglês. O papiro está atualmente no Museu Britânico em Londres.
O Livro dos Mortos do Antigo Egito é um documento histórico e religioso de grande valor. Ele revela aspectos da cultura, da arte, da ética, da cosmologia e da teologia dos antigos egípcios. Ele também inspirou outras obras literárias e artísticas ao longo dos séculos, como o poema épico A Divina Comédia de Dante Alighieri, o romance O Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde e o filme A Múmia de 1999.
Referências:
: [Livro dos Mortos Wikipédia, a enciclopédia livre]
: [The Egyptian Book of the Dead: The Book of Going Forth by Day](
: [O Livro dos Mortos do Antigo Egito Amazon.com.br]
: [Livro dos Mortos - InfoEscola]
: [The Book of the Dead Ancient Egypt Online](
: [The Book of the Dead: Becoming God in Ancient Egypt](
: [The Book of the Dead: An introduction](
: [The Papyrus of Ani: A Reproduction in Facsimile](
: [The Book of the Dead in popular culture](